quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Fotojornalista Reginaldo Pereira faz palestra






Texto: Milca Souza
Fotos:Vilmário Junior

O fotojornalista Reginaldo Pereira, com 30 anos de profissão em jornais e revistas de circulação nacional, proferiu palestra e fez exposição de alguns de seus trabalhos, para alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da FAT.

Atual vice-diretor do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) - Regional Nordeste, em Feira de Santana, Reginaldo Pereira é modesto em sua postura quando comenta que “sabe um pouco, e que jornalismo é como medicina, a cada dia aprende-se mais”. Para consolidar esta colocação, ele comentou que “a minha melhor foto eu não fiz ainda; ainda vou fazer”.
Foram exibidas imagens registradas em sua trajetória, para que a turma, orientada pelo professor da disciplina Fotojornalismo (e também fotojornalista) Antonio Carlos Bastos de Magalhães, ACM, pudesse analisá-las e delas extrair o sentido real. Ambos profissionais explicaram o detalhe mais forte em cada fotografia, incitando nos alunos o aprimoramento da leitura interpretativa que o registro fotográfico proporciona, onde, segundo ACM, encontra-se “a força do fotojornalismo”.
Reginaldo Pereira também comentou sobre o fator “sorte”, para estar no lugar certo, na hora certa e com uma câmera na mão, ao que o professor acrescentou o critério “sensibilidade”, indispensável ao registro de coisas que o olho comum - pouco apurado - não conseguiria vislumbrar. Em mais de 50 fotografias, apenas duas eram de trabalho personalizado, com modelo. Ele confessa que sua sua paixão, “é a emoção, a correria”. Embora tenha começado em estúdio, desde cedo já tendia para o fotojornalismo. lembrou.
Questionado por um aluno sobre momentos difíceis no exercer da atividade, responde sobre fotografar situações, dentre as quais há muitas bastante constrangedoras. “Se trabalha com tudo quando não se é setorista”. Por isso ele cita a frase que o fotógrafo passa rapidamente “do luxo ao lixo”.
Consta na carreira de Reginaldo trabalhos pela “Veja Bahia”, assessoria ao cantor Gilberto Gil, segundo ele há 15 ou 17 anos atrás, em sua candidatura a vereador.
Atualmente escreve a coluna “Foto & Grafia”, no jornal “Folha do Norte”, em Feira de Santana, e mantém um blog com o mesmo nome. Atua também na sucursal do jornal “A Tarde”, em Feira de Santana.
Sua emoção e amor à profissão foram extravasados ao pronunciar a seguinte frase: “Jornalismo é querer, é paixão, é amor; mas é preciso ter amor à profissão”. Tudo para demonstrar que ser jornalista, ou fotojornalista, não é tarefa fácil, mas extremamente gratificante para quem trabalha com amor ao que faz e busca fazê-lo cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase da semana

"Quando o mundo se tornar confuso, me concentrarei em fotografias. Quando as imagens se tornarem inadequadas, me contentarei com o silêncio". Ansel Adams.

Faculdade Anísio Teixeira

Faculdade Anísio Teixeira
Feira de Santana - BA