sábado, 29 de setembro de 2012

Fazer o bem faz muito bem: FAT promove Dia da Responsabilidade Social

Texto: Michelle Borges
 
Com o objetivo de promover benefícios à sociedade feirense, a Faculdade Anísio Teixeira está promovendo na manhã deste sábado (29) o Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular, no Paço Municipal. O evento tem como tema “Fazer o bem muito faz bem” e conta com a participação de toda a equipe de professores e alunos da instituição.

A educação em saúde, focando hábitos saudáveis com intuito de prevenir hipertensão arterial, diabetes e doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, é o foco dos alunos do curso de Enfermagem. Foram realizadas aferição de pressão, glicemia capilar e palestras sobre DST/AIDS. “Essas ações estão sendo feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Programa Municipal DST/AIDS, para que a população seja beneficiada em todos os âmbitos” afirma Valterney Morais, coordenador do curso de Enfermagem da FAT.

 “Para os alunos é um momento de interação com a sociedade, esclarecendo pontos de dúvidas cotidianas e permitindo que a sociedade tire a idéia de que o psicólogo só trata de doenças mentais”, afirma Magno Macambira, coordenador do curso de Psicologia. No stand deste curso a comunidade é orientada a fazer um bom currículo e como se comportar numa entrevista de emprego.

Já as pessoas interessadas em tirar fotos 3x4 aproveitaram a oportunidade oferecida pelos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Os alunos de Comunicação foram orientados pelo professor Antonio Carlos Magalhães na produção das fotos. “É outra visão. Nunca havia tirado foto 3x4, pois ainda não fiz a disciplina de Fotografia e agora sei como esses profissionais se comportam para que a qualidade das fotos fique melhor”, declara Michelle Borges, aluna de Jornalismo da FAT.
Orientações jurídicas estão sendo oferecidas pelos alunos e professores do curso de Direito com o auxílio da professora Mônica Antonieta. O atendimento está dividido em dois balcões: Balcão Tribunal de Justiça da Bahia, que trata de assuntos sobre pensão alimentícia e divórcios consensuais (que são aqueles em que as duas partes estão de acordo) e o Balcão da Justiça Federal, onde são feitas as ações do Juizado Especial Federal (demandas no valor máximo requerido de 60 salários mínimos) em que as pessoas não precisam de advogado e normalmente são causas contra o INSS. Esta ação social do curso de Direito é uma extensão do seu Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

Os cursos de Administração e de Contábeis, através da Empresa Júnior, oferecem a possibilidade aos interessados em fazer consultoria empresarial de ter acesso a informações sobre como abrir uma microempresa e como fazer a declaração do Imposto Territorial Rural. “Poder oferecer consultoria à comunidade é importante para a minha formação porque tenho acesso ao público e posso colocar em prática o que aprendo em sala de aula, afirma Rafaella Alvares, aluna do curso de Administração.
Os cursos de Nutrição, Engenharia da Produção, Redes de Computadores e Sistemas para Internet também ofereceram serviços como: inclusão digital, orientação nutricional e palestras sobre prevenção de acidentes domésticos.

“Espero que todos os alunos entrem na corrente da importância da prática da responsabilidade social pondo em prática todo o conhecimento que a faculdade oferece, salienta a vice-diretora acadêmica, professora Ana Rita Sacramento. 



Fotos: Claudia Mitie














Fotos: Larissa Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase da semana

"Quando o mundo se tornar confuso, me concentrarei em fotografias. Quando as imagens se tornarem inadequadas, me contentarei com o silêncio". Ansel Adams.

Faculdade Anísio Teixeira

Faculdade Anísio Teixeira
Feira de Santana - BA