quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Prêmio Sebrae de Jornalismo tem inscrição aberta

Serão distribuídos R$ 96,5 mil para vencedores de quatro categorias, três menções honrosas e melhor matéria sobre gestão em pequenos negócios


Com edição anual, o Prêmio Sebrae de Jornalismo abre nesta quarta-feira, 3, as inscrições para a sua quinta edição. O prêmio reconhece trabalhos desenvolvidos para mídias tradicionais como revistas, jornais, sites e emissoras de rádio e TV de todo o país. Com a temática voltada para os pequenos negócios, o trabalho se consolidou ao longo dos últimos quatro anos com a inclusão da etapa estadual na premiação.
"Não temos dúvida de que a receptividade do Prêmio é positiva nas redações, pois as últimas edições mostraram que a imprensa regional tem força. O jornalismo local também pode chegar ao topo como vencedor nacional ao lado dos grandes veículos de imprensa do país", diz a gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae, Cândida Bittencourt.
O prêmio é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, com participação promocional da Revista Imprensa e apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
"Esse é outro aspecto de destaque do Prêmio, pois temos como suporte duas entidades de reconhecimento da categoria, a Fenaj com um olhar para o mercado e a Intercom, com força na academia, entre os professores e estudantes de jornalismo", reforça Cândida Bittencourt.
O lançamento da quinta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo no mesmo ano em que a instituição comemora 40 anos tem uma leitura muito importante, destaca Sinval de Itacarambi Leão, diretor da revista Imprensa. "O Sebrae, como maior incentivador da pequena e média empresa, já é em si uma pauta do jornalismo brasileiro. Ele é muito mais ainda quando leva a bandeira do empreendedorismo empresarial a todo cidadão. O envolvimento do noticiário com o consumidor de mídia dá qualidade às proposições e atividade-fim do Sebrae. Essa dimensão de qualidade fica evidente quando as redações são estimuladas por um prêmio de excelência em imprensa, como o Sebrae conquistou nas quatro edições anteriores", afirma.
Inscrições
Para ter acesso a todas as informações do Prêmio, basta acessarwww.premiosebraedejornalismo.com.br . As inscrições vão até o dia 21 de janeiro de 2013. Poderão ser inscritas reportagens publicadas no período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2012, com pautas ligadas aos seguintes temas: empreendedorismo, cooperação, competitividade, inovação, inclusão produtiva, sustentabilidade, políticas públicas e gestão empreendedora nos pequenos negócios.
A novidade para este ano está na categoria Prêmio Especial do Juri, que terá como pauta a Gestão Empreendedora nos Pequenos Negócios. "Este é o assunto da vez. Com isso, iremos premiar matérias que mostrem que os pequenos negócios também são exemplos de boa administração", esclarece a gerente Cândida Bittencourt.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo teve 1.143 inscritos em sua última edição. A expectativa é que os números cresçam devido à importância da iniciativa para o jornalismo brasileiro. O valor da premiação é outro atrativo – serão distribuídos R$ 96,5 mil reais em prêmios, distribuídos em nove categorias que são:
• PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO IMPRESSO - R$ 12.500,00
• PRÊMIO SEBRAE DE RADIOJORNALISMO - R$ 12.500,00
• PRÊMIO SEBRAE DE TELEJORNALISMO - R$ 12.500,00
• PRÊMIO SEBRAE DE WEBJORNALISMO - R$ 12.500,00
Também serão concedidas as premiações especiais abaixo:
• GRANDE PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO - R$ 25.000,00
À melhor matéria inscrita em qualquer uma das categorias;
• PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI SEBRAE - R$ 12.500,00
À melhor matéria inscrita sobre a pauta Gestão Empreendedora nos Pequenos Negócios;
• MENÇÃO HONROSA FOTOJORNALISMO - R$ 3.000,00
Ao trabalho de melhor imagem em jornalismo impresso ou webjornalismo;
• MENÇÃO HONROSA REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO - R$ 3.000,00
Ao trabalho de melhor imagem como reportagem cinematográfica;
• MENÇÃO HONROSA DE MÍDIAS SOCIAIS - R$ 3.000,00
À melhor cobertura jornalística feita em blogs e/ou redes sociais.
(Fonte: Blog Demais)

sábado, 29 de setembro de 2012

Alunos de comunicação interagem com a sociedade feirense.





Foto: Mira Carvalho


Fotos: Gleidson Santos.

Alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda fizeram a cobertura fotográfica do Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular promovido pela Faculdade Anísio Teixeira. A ação que traz  o tema “Fazer o bem faz muito bem” envolveu todos os cursos de graduação da Instituição.

Fazer o bem faz muito bem: FAT promove Dia da Responsabilidade Social

Texto: Michelle Borges
 
Com o objetivo de promover benefícios à sociedade feirense, a Faculdade Anísio Teixeira está promovendo na manhã deste sábado (29) o Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular, no Paço Municipal. O evento tem como tema “Fazer o bem muito faz bem” e conta com a participação de toda a equipe de professores e alunos da instituição.

A educação em saúde, focando hábitos saudáveis com intuito de prevenir hipertensão arterial, diabetes e doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, é o foco dos alunos do curso de Enfermagem. Foram realizadas aferição de pressão, glicemia capilar e palestras sobre DST/AIDS. “Essas ações estão sendo feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Programa Municipal DST/AIDS, para que a população seja beneficiada em todos os âmbitos” afirma Valterney Morais, coordenador do curso de Enfermagem da FAT.

 “Para os alunos é um momento de interação com a sociedade, esclarecendo pontos de dúvidas cotidianas e permitindo que a sociedade tire a idéia de que o psicólogo só trata de doenças mentais”, afirma Magno Macambira, coordenador do curso de Psicologia. No stand deste curso a comunidade é orientada a fazer um bom currículo e como se comportar numa entrevista de emprego.

Já as pessoas interessadas em tirar fotos 3x4 aproveitaram a oportunidade oferecida pelos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Os alunos de Comunicação foram orientados pelo professor Antonio Carlos Magalhães na produção das fotos. “É outra visão. Nunca havia tirado foto 3x4, pois ainda não fiz a disciplina de Fotografia e agora sei como esses profissionais se comportam para que a qualidade das fotos fique melhor”, declara Michelle Borges, aluna de Jornalismo da FAT.
Orientações jurídicas estão sendo oferecidas pelos alunos e professores do curso de Direito com o auxílio da professora Mônica Antonieta. O atendimento está dividido em dois balcões: Balcão Tribunal de Justiça da Bahia, que trata de assuntos sobre pensão alimentícia e divórcios consensuais (que são aqueles em que as duas partes estão de acordo) e o Balcão da Justiça Federal, onde são feitas as ações do Juizado Especial Federal (demandas no valor máximo requerido de 60 salários mínimos) em que as pessoas não precisam de advogado e normalmente são causas contra o INSS. Esta ação social do curso de Direito é uma extensão do seu Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

Os cursos de Administração e de Contábeis, através da Empresa Júnior, oferecem a possibilidade aos interessados em fazer consultoria empresarial de ter acesso a informações sobre como abrir uma microempresa e como fazer a declaração do Imposto Territorial Rural. “Poder oferecer consultoria à comunidade é importante para a minha formação porque tenho acesso ao público e posso colocar em prática o que aprendo em sala de aula, afirma Rafaella Alvares, aluna do curso de Administração.
Os cursos de Nutrição, Engenharia da Produção, Redes de Computadores e Sistemas para Internet também ofereceram serviços como: inclusão digital, orientação nutricional e palestras sobre prevenção de acidentes domésticos.

“Espero que todos os alunos entrem na corrente da importância da prática da responsabilidade social pondo em prática todo o conhecimento que a faculdade oferece, salienta a vice-diretora acadêmica, professora Ana Rita Sacramento. 



Fotos: Claudia Mitie














Fotos: Larissa Carmo

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mesa redonda



Fotografias produzidas pelos alunos de Publicidade e Propaganda 4º semestre.

A Faculdade Anísio Teixeira (FAT), através do Nùcleo de Apoio ao Estudante (Nape), promoveu, na última quinta-feira, 06 de setembro, a mesa redonda sobre a importância do estágio para ingresso no mercado de trabalho.

Com um bate-papo informal e bem descontraído, os palestrantes Cláudio Moreira da Silva, supervisor do CIEE; Márcio Lopez, gerente de relacionamento de mercado da MEDDI e Luis Marcês Júnior, empresário da rede Mersan deram dicas sobre como proceder na entrevista do estágio, quais devem ser os objetivos dos estudantes no momento da procura pelo estágio como também alertou para o uso das redes sociais. Durante a mesa redonda, os estudantes presentes puderam tirar as suas dúvidas quanto ao mercado de estágio e de trabalho.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Vídeo História da fotografia

Alunas do curso de Publicidade e Propaganda da FAT 4º semestre produzem vídeo com fotografias sobre  descoberta da fotografia isolada de Hercules Florence.
Alunas: Camilla Pimentel, Claudia Miawaki, Larissa Carmo e Larissa Medrado.


Frase da semana

"Quando o mundo se tornar confuso, me concentrarei em fotografias. Quando as imagens se tornarem inadequadas, me contentarei com o silêncio". Ansel Adams.

Faculdade Anísio Teixeira

Faculdade Anísio Teixeira
Feira de Santana - BA