segunda-feira, 24 de maio de 2010

Bahia perde o poeta Damário Dacruz



Morreu na madrugada de 21 de maio, no Hospital Jorge Valente, em Salvador, o poeta e jornalista Damário Dacruz. Seu corpo foi velado pela manhã no Cemitério Jardim da Saudade, na capital, e a tarde seguiu para Cachoeira, local onde morava e, onde fora velado no prédio da Câmara de Vereadores e, em seguida, sepultado no Cemitério da Piedade. O poeta estava lutando há alguns meses contra um câncer de pulmão, que o acabou vitimando, para a tristeza de toda Bahia.

Damário Dacruz é um dos mais importantes poetas do Recôncavo, em especial, da nossa Heróica Cachoeira. O amor do poeta pela terra, a defesa da liberdade e do direito de sonhar, tão bem descritos em seus versos, serão eternamente lembrados por gerações e gerações de escritores baianos. Seu Pouso da Palavra foi exemplo de dinamização sustentável da cultura local”, lamentou o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles.

“A Fundação Pedro Calmon teve o prazer de tê-lo como parceiro em ações literárias, como o lançamento da Folha Literária especial sobre a Irmandade da Boa Morte, em agosto de 2007, na qual publicamos poesia e fotografia de autoria de Damário. Um rico material que revela a grandeza da sua arte e seu amor pelo seu povo baiano, sua fonte de inspiração”, destacou Ubiratan Castro de Araújo, que viajou hoje a Cachoeira para participar das despedidas ao poeta.

Damário Dacruz nasceu em Salvador. Era poeta, fotógrafo e publicitário e um dos nomes mais representativos da geração de poetas da Bahia dos anos 70 e 80. Em Cachoeira, mantinha o Pouso da Palavra, espaço de literatura e outras artes, que abriga a cultura da região do Recôncavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase da semana

"Quando o mundo se tornar confuso, me concentrarei em fotografias. Quando as imagens se tornarem inadequadas, me contentarei com o silêncio". Ansel Adams.

Faculdade Anísio Teixeira

Faculdade Anísio Teixeira
Feira de Santana - BA