sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Exposição de dobraduras no Museu Casa do Sertão


Texto e fotos: Joilton Freitas

Quem quiser ver uma exposição diferente pode se dirigir ao Museu Casa do Sertão, lá o visitante encontrará a mostra do estudante de Letras com Francês da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Ângelo Sampaio. São dobraduras de papel que tem como objetivo retratar elementos Nordestinos.

A exposição foi iniciada no dia (8) e vai até o dia 30 de novembro. As visitas podem ser agendas pelos telefones: (75) 3224.8099 ou 3224.8029 de segunda a sexta-feira das 8h ás 11h30 e das 14h ás 17h30.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Grupo de dança apresenta espetáculo “Anima”



Texto e fotos: Mara Tchandra
O grupo de Danças Orientais do Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte) realizou ensaio para o espetáculo ÂNIMA na última quarta-feira (28) que terá sua primeira apresentação no dia 23 de novembro, no Centro de Cultura Amélio Amorim, às 19h30, ministrado pela professora Mitsuyana Matsuno (de vermelho nas fotos).

As aulas têm duração de 2h, no Centro Universitário de Cultura e Arte – Cuca, situado na Rua Conselheiro Franco, 66 – Centro, composta por turmas de 1º ao 4º nível sendo está a mais avançada.De acordo com Matsuno “para manter o corpo e mente em boa forma, é necessário realizar atividades como estas que são oferecidas pelo Cuca, como a dança de salão, dança do ventre dentre outras”.

Dia Internacional da Animação é comemorado no CUCA





Texto: Madalena Lôbo
Fotos: Fernanda Barreiros
Cerca de 400 municípios comemoraram o Dia Internacional da Animação, 28 de outubro, com mostras de curtas de animações nacionais e internacionais. Em Feira de Santana, o evento foi realizado no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) e teve entrada franca.

O evento está na 6a edição da mostra em nível nacional e oitava mundial. Segundo a diretora do CUCA/UEFS, Selma Oliveira, a ação tem como objetivo “escolher e exibir filmes, criar debates, despertar discussões e criar o interesse em fazer cinema de animação, além de revelar talentos, formar novas platéias, integrar e motivar pessoas”.

O público presente, em sua maioria estudantes do 6° semestre de Jornalismo da Faculdade Anísio Teixeira (FAT) assistiu filmes de curta metragem e diferentes temas como: dramáticos, românticos, irônicos, reflexivos. Dentre as animações escolhidas, estava o ganhador de 22 prêmios do curta “Dossiê Rê Bordosa”, que retrata a morte de Rê Bordosa pelo seu próprio criador, o cartunista Angeli. Além de exibição de curtas nacionais e internacionais para adolescentes e adultos, houve um espaço para as crianças apreciarem o evento com animações feitas e selecionadas para elas.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Trabalhos produzidos por alunos

Trabalhos produzidos pela aluna Valrisnéia Cerqueira do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade Anísio Teixeira - FAT do 5º Semestre.

Os trabalhos postados neste Blog são de cunho educativo.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fotografias produzidas por alunos

Fotografias produzidas por alunos de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do 4º Semestre da Disciplina Fotografia da Faculdade Anísio Teixeira - FAT
Fotografia produzida por Adriano Viana - Salvador - Bahia

Fotografias produzida por Isabely Seixas - Lençois - Bahia



Fotografias produzidas por Ricardo Joilly no Distrito de Varginha - Santa Barbara - Bahia


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Colégio Santo Antônio realiza mais uma Olimpíada


Texto e Fotos: Joilton Freitas
O Colégio Santo Antônio está realizando, desde o dia 17 até sábado (24), a 30ª Olimpíada, envolvendo alunos da unidade escolar. O evento esportivo é uma homenagem ao Frei Félix de Pacatuba e tem como criador e incentivador o professor de educação física João Artur Cerqueira de Carvalho.
Durante a Olimpíada estão sendo disputadas 14 modalidades esportivas e quatro equipes. Até o dia 22, a equipe Vermelha era quem liderava a competição com 42 pontos, seguida pela Azul, com 34, Amarela tinha 21 e a Verde, somava 19 pontos.

O coordenador dos jogos, João Artur ressalta que a boa participação dos alunos “prova que o evento é um sucesso, além de despertar nos jovens o espírito esportivo. Os alunos que não praticam nenhuma atividade esportiva fazem parte das equipes como apoiadores e organizadores. O importante é participar. O esporte agradece”.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MARINHA REALIZA SALÃO DE FOTOGRAFIA DO MAR

A Marinha do Brasil realizará, no período de 13 a 30 de outubro, as inscrições para a terceira edição do Salão de Fotografia do Mar, que tem como tema “Amazônia Azul”, em três categorias: Superfície, Subaquática e Categoria Almirante Tamandaré (abrangendo qualquer operação naval ou que retrate navios, aeronaves e faróis da Marinha do Brasil).

As inscrições são gratuitas e realizadas no Comando do 2º Distrito Naval, de segunda-feira à sexta-feira, mediante entrega ou envio de um envelope lacrado, contendo a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, em única via ou cópia, e os trabalhos para avaliação, constando como remetente o proponente, e endereçado da seguinte maneira:
Comando do 2º Distrito Naval – Assessoria de Comunicação III Salão de Fotografia do Mar Av. das Naus, s/n, Comércio, 40015-270, Salvador/BA.

Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos, em qualquer categoria, em cor ou preto e branco, em obras bidimensionais. As obras, quando selecionadas, deverão ser entregues com as dimensões mínimas de 24X30cm e máximas de 50X75cm. As obras selecionadas comporão a exposição na Associação Comercial da Bahia, de 03 e 10 de dezembro. No período de 16 de dezembro de 2009 a 4 de janeiro de 2010, a exposição ficará montada no Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra). Será premiado o melhor trabalho em cada categoria. O regulamento e a ficha de inscrição do Salão estarão disponíveis no endereço eletrônico www.2dn.mar. mil.br, bem como no local de inscrição.
Liz Bomfim Nunes Almeida
Capitão-Tenente (T) Assessora de Comunicação Social
Comando do 2º Distrito Naval telefone: (71) 3507-3706 / 9975-5351
e-mail: liz@2dn.mar. mil.br

Diversão e cultura no 2º FENATIFS


Texto e fotos: Danielle Amâncio
A Companhia Cuca de Teatro, em parceria institucional com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), presenteou as crianças do município com uma programação repleta de espetáculos no 2º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana – FENATIFS, entre os dias 3 e 12 de outubro.
Participaram cerca de 30 grupos teatrais de todo o Brasil, unidos na segunda maior cidade do estado. Eles se apresentaram em ruas, principais praças e teatros. As atrações do FENATIFS incluíram atividades paralelas de ações formativas e estímulos à reflexão crítica do teatro, como oficinas, debates, sessões com contações de histórias, palestras e mesas redondas.

No sábado (10), no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) o professor de arte terapia e literatura, Fabiano Moraes ministrou a oficina “A Arte de Contar Histórias”. “Apostamos numa programação que propõe não só a diversão, mas também a reflexão a cerca da arte de fazer teatro e de seus benefícios para a formação do indivíduo”, disse Elizete Destéffani, coordenadora do 2º FENATIFS.

A peça 'De malas prontas' de Santa Catarina esteve entre os destaques da programação e foi apresentada nos dias 13 e 14 no Teatro Municipal Margarida Ribeiro. A peça baseia-se em duas senhoras que brigavam através de ações (teatro mudo) onde uma tinha um poder aquisitivo melhor que a outra. A encenação mostrou o lado cômico da inveja entre ambas.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

FOTOGRAFIAS PUBLICITÁRIAS

Trabalho produzido pelo aluno Maroaldo Souza do 5º Semestre de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda durante aula de Fotografia Publicitária no Studio da Faculdade Anísio Teixeira - FAT.


Trabalho produzido pela aluna Ravena Lima do 5º Semestre de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda durante aula de Fotografia Publicitária no Studio da Faculdade Anísio Teixeira - FAT.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Desfrutando do encanto que o circo oferece



Texto e Fotos: Juliana Figueiredo
O Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) teve a missão de integrar uma pluralidade de expressões artísticas, possuindo o compromisso de popularizar e perpetuar a magia do teatro infanto-juvenil na comunidade.
Dando continuidade à programação do evento, foi encenada dia 7 de outubro na praça Bernardino Bahia a apresentação do espetáculo “Um Conto Mágico de Circo”.
A apresentação estava inserida dentro da proposta de levar a arte cênica a todas as parte e contou com a presença de um diversificado público, com espectadores de todas as idades, desde crianças a idosos, que puderam desfrutar de todo o encanto que o circo, mesmo encenado, ainda pode oferecer.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Fotojornalista Reginaldo Pereira faz palestra






Texto: Milca Souza
Fotos:Vilmário Junior

O fotojornalista Reginaldo Pereira, com 30 anos de profissão em jornais e revistas de circulação nacional, proferiu palestra e fez exposição de alguns de seus trabalhos, para alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da FAT.

Atual vice-diretor do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) - Regional Nordeste, em Feira de Santana, Reginaldo Pereira é modesto em sua postura quando comenta que “sabe um pouco, e que jornalismo é como medicina, a cada dia aprende-se mais”. Para consolidar esta colocação, ele comentou que “a minha melhor foto eu não fiz ainda; ainda vou fazer”.
Foram exibidas imagens registradas em sua trajetória, para que a turma, orientada pelo professor da disciplina Fotojornalismo (e também fotojornalista) Antonio Carlos Bastos de Magalhães, ACM, pudesse analisá-las e delas extrair o sentido real. Ambos profissionais explicaram o detalhe mais forte em cada fotografia, incitando nos alunos o aprimoramento da leitura interpretativa que o registro fotográfico proporciona, onde, segundo ACM, encontra-se “a força do fotojornalismo”.
Reginaldo Pereira também comentou sobre o fator “sorte”, para estar no lugar certo, na hora certa e com uma câmera na mão, ao que o professor acrescentou o critério “sensibilidade”, indispensável ao registro de coisas que o olho comum - pouco apurado - não conseguiria vislumbrar. Em mais de 50 fotografias, apenas duas eram de trabalho personalizado, com modelo. Ele confessa que sua sua paixão, “é a emoção, a correria”. Embora tenha começado em estúdio, desde cedo já tendia para o fotojornalismo. lembrou.
Questionado por um aluno sobre momentos difíceis no exercer da atividade, responde sobre fotografar situações, dentre as quais há muitas bastante constrangedoras. “Se trabalha com tudo quando não se é setorista”. Por isso ele cita a frase que o fotógrafo passa rapidamente “do luxo ao lixo”.
Consta na carreira de Reginaldo trabalhos pela “Veja Bahia”, assessoria ao cantor Gilberto Gil, segundo ele há 15 ou 17 anos atrás, em sua candidatura a vereador.
Atualmente escreve a coluna “Foto & Grafia”, no jornal “Folha do Norte”, em Feira de Santana, e mantém um blog com o mesmo nome. Atua também na sucursal do jornal “A Tarde”, em Feira de Santana.
Sua emoção e amor à profissão foram extravasados ao pronunciar a seguinte frase: “Jornalismo é querer, é paixão, é amor; mas é preciso ter amor à profissão”. Tudo para demonstrar que ser jornalista, ou fotojornalista, não é tarefa fácil, mas extremamente gratificante para quem trabalha com amor ao que faz e busca fazê-lo cada vez melhor.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Gelateria Cerqueira


Trabalho produzido por alunos de Publicidade e Propaganda da FAT - Faculdade Anisio Teixeira

Os trabalhos postados neste Blog são de cunho educativo.

“De Malas Prontas” leva irreverência aos feirenses



Texto e Fotos: Jorge Magalhães
Os aficionados pelo teatro que compareceram ao Teatro Municipal Margarida Ribeiro, em Feira de Santana, tiveram o prazer a assistir à irreverente comédia "De Malas Prontas”, com direção e autoria do espanhol Pepe Nuñez (Foto 2), da Cia Pé de Vento, de Santa Catarina, durante o 2° Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs).

A peça conta a história de duas mulheres obrigadas a compartilhar o mesmo banco de um aeroporto. De acordo com o autor e diretor do espetáculo, sua intenção foi mostrar ao público que compartilhar de um mesmo espaço não é tão fácil assim e “os conflitos se sucedem rapidamente até a situação chegar a um ponto sem retorno, e só há uma saída: a guerra”.

“O espetáculo impressiona a todos por onde passa, por sua inquietude, através de uma linguagem universal dos palhaços, sem utilizar uma única palavra. Os recursos circenses surpreendem a todos” destaca o diretor.
“Há 20 anos girando o Brasil e levando aos espectadores um pouco do nosso cotidiano, vejo que em cada lugar que chego às pessoas se vêem no palco. Amo o que faço e faço o que gosto, que é levar à platéia alegria, diversão e cultura”, ressaltou Vanderleia Will.Nossa equipe de reportagem esteve no camarim, nos primeiros momentos que antecedem o início da apresentação do espetáculo e pode perceber o clima de entusiasmo e apreensão que contagia direção e atrizes.
Para eles, é como se fosse o primeiro dia no palco, especialmente porque contou com a presença de alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), que praticaram conhecimentos teóricos aprendidos na disciplina Fotojornalismo, ministrada pelo o professor Antônio Carlos Magalhães (ACM).

Bom apetite!




Texto e Fotos: Milayne Lanayra

Meninos e meninas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) divertiram-se com a peça Bom apetite, estrelada pelo ator e palhaço Pepe Nunez, que participou do 2º Festival Nacional de Teatro infantil de Feira de Santana.

Irreverente, o palhaço Pepe fez a alegria das crianças (e adultos) com brincadeiras dinâmicas que envolviam músicas e piadas. Pepe também é diretor da peça Malas Prontas e já passou uma temporada em Feira fazendo assessoria para a Cia CUCA de Teatro com o palco giratório e a peça “A formiga e as cigarras”.

Há 25 anos na profissão, o ator e palhaço Pepe Nunez conta o quanto seu trabalho é gratificante e ainda evidencia como gosta de trabalhar com crianças especiais: “Meu trabalho é universal, feito para todas as idades e pessoas, mas quando tem este público da APAE, gosto muito porque posso dizer que eles já são livres. São palhaços! Eles brincam sem vergonha, preconceitos, e vão longe”, emociona-se.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Festival Nacional de Teatro Infantil em Feira de Santana





Abrem-se as cortinas para o IIº FENATIFS

Texto e Fotos: Roi Rogeres

A cidade de Feira de Santana está sediando, durante toda essa semana, o IIº Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS). O inicio do festival, no último sábado (03), foi marcado por uma passeata, que saiu do Centro Universitário de Cultura e Arte - Cuca e foi até o Paço Municipal Maria Quitéria, onde a realização do espetáculo “Um show de circo” abriu as cortinas do festival. A passeata contou com a participação de vários artistas locais, crianças, bonecos gigantes e trenzinhos.

Com programação que une todos os gostos, o festival será realizado até o próximo dia 12, quando se comemora o dia das crianças em todo País. Nesta edição, muitas atrações prometem encantar o público, pois grupos de todo Brasil se apresentarão em vários teatros da cidade, praças, e clubes.
Fernando Pedro Maria, um dos coordenadores do festival, fala sobre o nível dos espetáculos que serão apresentados este ano. “Praticamente dobrou o número de inscritos, isso fez com que a seleção ficasse mais rígida, e consequentemente, o nível mais elevado”, observou.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL




Alunos da FAT participam do Dia Nacional de Responsabilidade Social




Texto:Mara Tchandra


Fotos Jorge:Magalhães e Vilmário Júnior




Reafirmando o compromisso com a comunidade de Feira de Santana e região, a Faculdade Anísio Teixeira, FAT, participou, na manhã de sábado, 26, do Dia Nacional de Responsabilidade Social do Ensino Superior Privado. As atividades foram realizadas no Centro de Abastecimento Municipal de Feira de Santana e, desde as 8 horas da manhã, movimentaram alunos, professores e um grande número de pessoas que trabalham no local ou estavam de passagem por lá. Foram realizadas, dentre outras atividades, oficina de reciclagem de óleo de cozinha, transformando-o em sabão; orientações jurídicas; controle de pressão arterial; testes de glicemia; fornecimento de fotografia 3x4 para documentos; orientação para elaboração de currículos trabalhísticos, controle de finanças domésticas e prevenção à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, DSTs, com distribuição de camisinhas. Participaram do evento coordenadores, professores e alunos dos cursos de Administração, Enfermagem, Direito, Comunicação Social, Redes de Computadores e Ciências Contábeis. Adailton de Jesus, Assessor da Diretoria da FAT, salientou que “este movimento é de extrema importância para os alunos da faculdade, porque eles colocam os conhecimentos acadêmicos a serviço da população e aprendem a desenvolver e cultivar valores como solidariedade, responsabilidade sócio-ambiental, respeito ao semelhante e cidadania”.

O feirante Bernardes Pereira afirmou que “ficou feliz em participar de um ato solidário, com prestação de serviços de saúde e orientação de ações para diminuir a degradação do meio ambiente”. A dona de casa Alessandra Brito mostrou-se satisfeita com as atividades. “Usei todos os serviços e achei muito bom para quem não tem condições para pagar, além do atendimento ter sido maravilhoso”, comentou a dona de casa. O do Dia Nacional de Responsabilidade Social do Ensino Superior Privado é um evento anual organizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e está em sua quinta edição. A Associação procura estimular as Instituições de Ensino Superior de todo o país a realizarem projetos sociais de extensão junto às comunidades.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Expofeira é cenário para alunos de Jornalismo



O Parque de Exposição João Martins da Silva foi cenário para aula prática da disciplina Fotojornalismo durante a Expofeira 2009. Os estudantes do 6º semestre de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), tiveram a oportunidade de aplicar as técnicas vistas em sala de aula.
Durante toda a manhã, os alunos percorreram a área do Parque de Exposição, fotografando animais de grande e pequeno porte, além de registrar com os cliques as atividades desenvolvidas por profissionais que estão envolvidos na Expofeira 2009.
Para o estudante Vilmário Júnior, o momento permitiu não apenas o aprendizado, mas também o lazer. “Ao mesmo tempo em que conhecemos técnicas necessárias para fotografar, como a percepção e composição do cenário, temos a oportunidade também de nos divertir, porque a Expofeira oferece opções de lazer e entretenimento”, ressalta.A visita ao Parque de Exposição João Martins da Silva foi coordenada por Antônio Carlos Magalhães, professor da disciplina Fotojornalismo na FAT.

Frase da semana

"Quando o mundo se tornar confuso, me concentrarei em fotografias. Quando as imagens se tornarem inadequadas, me contentarei com o silêncio". Ansel Adams.

Faculdade Anísio Teixeira

Faculdade Anísio Teixeira
Feira de Santana - BA